083 DÚVIDA SOBRE SÍNCOPE VASOVAGAL.

the-wizard-4_lWWW Olá Doutor eu me chamo willian e eu queria tirar uma dúvida sobre essa sincope.

Eu tenho 18 anos, a mais o menos 4 anos atrás eu comecei a sentir uma forte dor de cabeça em um ponto localizado da cabeça, uma dor muito forte. Parecia que a cabeça iria explodir, parceia que dava para pegar a dor com a mão, depois a vista ficava embasada e depois vinha ânsias de vomito. Quando dava esses "ataques" eu tinha que parar o que eu estava fazendo e deitar até que a dor passa-se. E esse episódio se repetiu por pelo menos 5 vezes e menos de 6 meses. Então os médicos da época solicitaram para fazer vários exames e em nenhum deles constou nada, até que me pediram para fazer o Tilt teste. quando eu fiz ele o resultado saiu que eu tinha sincope do vaso vagal. me receitaram o remédio florinefe. Bem eu achei estranho porque pelas minhas pesquisas na internet eram pouco os sintomas que eu tinha comparado aos que uma pessoa com sincope tem. Eu nunca desmaiei. a dor de cabeça passava rápido mesmo sem remédio, minha pressão é normal, eu não tenho nenhuma doença etc. dai tomei o florinefe apenas por 2 semanas, eu não senti nenhum efeito colateral nem nada ai eu suspendi o medicamento e nunca mais tomei e nem voltei ao médico. Uma coisa que acho estranho é que por exemplo nunca mais tive essa dor de cabeça, nunca mais tive dor de cabeça nenhuma, nem gripe que faz mais de 4 anos que eu não sei o que é gripe ou outra doença. eu sou um cara que não come frituras, faço academia, pratico esportes, trabalho, estudo, tomo suplementos etc. Mas nunca mais me deu nada, eu não tenho tontura, minha visão e audição é 100% e nunca precisei ir ao médico, tirando essa situação que aconteceu que falaram que eu tinha sincope do vaso vagal. Durante o exame eu não senti nada, nem tontura nem enjoo nem nada. tipo fica a impressão que fui "enganado", mais eu não sou médico para dizer isso. Mais acho estranho que o porque acusou isso. e não sei da onde saiu essa dor naquela época era uma dor temporária e nunca mais deu faz 4 anos que eu não me lembro o que é dor de cabeça. Será que eu ainda tem alguma chance disso voltar? Eu sou estudante de piloto de avião, e como o sr deve saber essa é uma profissão que tem que manter a saúde em bom estado, e nisso eu tenho certeza que estou 100%, a não ser que há algo que eu não sinta. E eu estou preocupado, será que isso pode voltar, ou se existiu sincope mesmo. esse negocio da sincope, será que é recomendado que eu refaça o exame em outro lugar agora?

Sou de Curitiba, Paraná.

Olá Willian,

Você sabe que não podemos consultar por computador, ok? Entendido isto, posso fazer algumas considerações. Síncopes são desmaios repentinos nos quais a pessoa recupera rapidamente a consciência (alguns segundos, geralmente menos que um minuto). Podem ocorrer rara ou frequentemente. Podem ser causadas por várias situações. Desde um susto, pressão baixa (muito comum em jovens) até por problemas cardíacos e/ou cerebrais e no idoso podem ser causadas por uso de medicamentos principalmente os "para baixar pressão" quando usados em excesso. Assim, síncope é apenas um sinal (desmaio). Por isso, não é possivel se hipotetizar se o mal estar voltará novamente, sem acompanhá-lo clíncamente.  A causa tem que ser esclarecida no consultório médico. Geralmente recebo pacientes com síncope, avalio e solicito também avaliação do cardiologista. Além disso, geralmente, síncope não causa dor. A história que você me contou é de uma pessoa saudável. Se você não tem desmaios, no momento não existe quadro de síncope. Procure um neurologista, otorrino ou cardiologista na sua região, eles poderão lhe orientar melhor, e acompanhá-lo adequadamente.

A propósito, o nome síncope vasovagal vem do fato do nervo vago (X par craniano) controlar frequência cardíaca e  pressão arterial. Quando ele fica "hiperfuncionante"  tanto a frequência dos batimentos do coarção quanto a pressão arterial podem cair e a pessoa desmaia.  Ela é um quadro benígno, ou seja, geralmente sem maiores problemas.

Muito obrigado por ter escrito.
grande abraço e sucesso em sua carreira

ps sua dúvida e resposta serão postados no blog

solicito que me ajude a testar o blog (que é novo) postando diretamente nele.

Paulo Kanda

Photo credit: <a href="http://www.flickr.com/photos/mcgraths/3248483447/">seanmcgrath</a> / <a href="http://foter.com/People/">Foter</a> / <a href="http://creativecommons.org/licenses/by/2.0/">CC BY</a>

1 comment to 083 DÚVIDA SOBRE SÍNCOPE VASOVAGAL.

  • Fernanda Costa Novaes

    Olá Doutor! Me chamo Fernanda e gostaria de saber mais sobre a síncope vaso vagal. Eu fiz o Tilt Test recetemente e a conclusão que a cardiolista escreveu no meu exame é uma Síncope Neurocardiogênica. Ela me pediu pra ficar 4 horas em jejum até de água e ir acompanhada. Já cheguei na clínica passando mal, com muita tontura, fraqueza pois não consigo ficar nem 2 horas sem comer e, consequentemente, a sensação de desmaio que eu sinto todos os dias. Fiz a primeira etapa sentindo os meus sintomas de todos os dias, a pressão abaixava conforme o tempo ia passando e na segunda etapa, ela me deu um medicamento sublingual e poucos minutos depois eu desmaiei. Minha pressão foi a 3 por 5 e meus batimentos cardíacos também diminuiram. A cardiologista me disse que eu tenho um reflexo chamado refelxo de Bezold, que é muito sensível e por isso eu desmaio. Não tocou no nome vaso vagal. O meu cardiologista pediu pra eu fazer esse exame pois não consigo ficar mais de 2 horas sem comer, não consigo fazer musculação por mais de 20 minutos e já sinto esses sintomas, quando tenho fortes emoções também sinto, quando tive uma diarréia e fiquei desidratada, minha pressão ficou 9 por 6 e senti também muito enjoo. Enquanto eu estava com a diarréia, minha pressão não voltou ao normal enfim... Toda vez que sinto fome a sensação de desmaio vem junta, ou seja, é o dia todo sentindo isso. Sai do teste com dúvidas pois a cardiologista não me explicou direito. Ainda não levei esse resultado no meu cardiologista por falta de vagas na agenda dele. Então estou até agora com essas dúvidas. Existe alguma possibilidade de eu ter vaso vagal? Desde já, muito obrigada!

Comente

  

  

  

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>