088 O que causa tontura e distúrbios do equilíbrio?

freeimage-3323531WWW

Um distúrbio do equilíbrio pode ser causado por infecções virais ou bacterianas do ouvido, um ferimento na cabeça, ou distúrbios que afetam a circulação do sangue no ouvido interno ou do cérebro. Muitas pessoas experimentam problemas com o seu sentido de equilíbrio à medida que envelhecem. Problemas de equilíbrio e tonturas também podem resultar do uso de alguns medicamentos. Por exemplo, anti-hipertensivos e diuréticos em excesso podem baixar demais a pressão e causar tontura.

 

Além disso, problemas nos sistemas visual, músculos, sistemas nervoso e circulatório podem ser a origem de algumas alterações de postura e equilíbrio. Um distúrbio do sistema circulatório, por exemplo, pressão arterial baixa, pode levar a uma sensação de tontura quando se levanta de repente.

 

Problemas nos sistemas muscular ou visual, como a artrite ou alterações nos músculos que movem os olhos, também pode causar problemas de equilíbrio. No entanto, muitos distúrbios do equilíbrio podem começar de repente e sem nenhuma causa óbvia.

 

Quais são os principais tipos de distúrbios do equilíbrio?

Há mais de uma dúzia de diferentes distúrbios do equilíbrio. Alguns dos mais comuns são:

Vertigem posicional paroxística benigna (VPPB) ou vertigem posicional. Ocorre como um episódio breve e intenso de vertigem que surge devido a uma alteração específica na posição da cabeça. Se você tiver VPPB, poderá se sentir girando quando:

Olhar para um objeto em uma estante alta ou baixa ou virar a cabeça para olhar por cima do ombro (como quando você dá a ré no carro).

Você também pode experimentar VPPB quando rola na cama.

VPPB aparece quando as otoconias (grãozinhos de cálcio) caem do utrículo em um dos canais semicirculares e começam a pesar sobre a cúpula. A cúpula não pode inclinar-se corretamente e envia mensagens contraditórias ao cérebro sobre a posição da cabeça, causando vertigem. VPPB, por vezes, pode resultar de uma lesão na cabeça ou apenas pelo fato de você estar ficando mais velho, quero dizer, mais maduro e experiente.

Labirintite é causada por uma infecção ou inflamação do ouvido interno que leva ao surgimento de tonturas e perda de equilíbrio. Ele é frequentemente associada a uma infecção respiratória superior, por exemplo, uma gripe.

Doença de Meniére, está associada a uma mudança no volume de fluido dentro de partes do labirinto. Doença de Meniére causa episódios de vertigem, perda de audição de evolução irregular, zumbido (como um toque de celular ou chiado como uma cigarra no ouvido) e uma sensação de que o ouvido parece “cheio”. A causa da doença é desconhecida.

Neuronite vestibular é causada por uma inflamação do nervo vestibular, que leva a informação do equilíbrio para o cérebro e pode ser causada por vírus. Seu principal sintoma é a vertigem.

Fístula perilinfática é uma perda de fluido do ouvido interno para o ouvido médio. Ela pode ocorrer após um trauma na cabeça, mudanças drásticas de pressão atmosférica (como quando se mergulha ou despressurização em aviões), esforço físico, cirurgia de ouvido, ou infecções crônicas de ouvido. Seu sintoma mais notável, além de tonturas e náuseas, é instabilidade ao andar ou quando se está em pé. A tontura aumenta com a atividade e diminui com o repouso. Alguns bebês podem nascer com fístula perilinfática, geralmente, em associação com perda auditiva.

Síndrome do desembarque (MDDS) é um distúrbio do equilíbrio em que você se sente continuamente balançando ou sendo balançado. Geralmente acontece após um cruzeiro marítimo ou outra viagem no mar. Normalmente, os sintomas vão embora em questão de horas ou dias depois de se chegar em terra firme. No entanto, casos graves podem durar meses ou mesmo anos.

Referência para mais informações:

http://www.nidcd.nih.gov/health/balance/pages/balance_disorders.aspx

política de copyright do nidcd: http://www.nidcd.nih.gov/tools/pages/policies.aspx

E-mail: nidcdinfo@nidcd.nih.gov/ NIH Publication No. 09-4374

http://www.stockfreeimages.com/

Comente

  

  

  

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>